Odontopediatria: A importância da alimentação saudável para a saúde bucal em crianças
Description
Nos últimos anos, a alimentação infantil vem gerando muito interesse em vários aspectos nutricionais. Os hábitos alimentares são motivados por imensuráveis fatores culturais, étnicos, religiosos, socioeconômicos, entre outros. Desde o período gestacional, por meio do contato do feto com o líquido amniótico, a formação dos hábitos alimentares sucede durante a infância, principalmente nos primeiros 2 – 3 anos de vida, e irá sofrer intervenção de distintos fatores ao longo da vida: escola, família, amigos, mídia.
Ter uma alimentação saudável é imprescindível para a criança, pois contribui diretamente no crescimento e desenvolvimento da mesma, bem como para a prevenção de doenças. Contudo, crianças bem alimentadas têm maiores chances de ficar mais interessadas nas atividades educativas, além de mais concentradas, com mais energia para brincar e se divertir.
Promover bons hábitos alimentares na infância é positivo também para a fase adulta. Pois, muitos dos hábitos alimentares aprendidos na infância perpetuam-se com a idade. É muito importante que as crianças tenham acesso a uma alimentação segura do ponto de vista sanitário, isto é, com nutrientes apropriados para o seu crescimento e desenvolvimento e que possibilite que elas cresçam em paz com a comida e com o corpo.